Vóka
Orientada ao futuro, dedicada ao presente
Projeto de Rebranding
A Vóka | Centro de Inovação da Mercur S/A, é uma marca que promove a coexistência próspera entre pessoas, negócios e natureza. Criada para fomentar a cultura de inovação e empreendedorismo de maneira acessível, o espaço criativo se apoia em quatro pilares fundamentais: conectar, provocar, orientar e ensinar. Nosso desafio foi criar uma marca que estimula questionamentos e abre portais para a curiosidade.
- • Estratégia de Comunicação
- • Estratégia de Marca
- • Identidade Verbal e Visual
- • Naming
- • Posicionamento
- • Propósito
- • Voz e Tom
Uma marca que instiga e provoca questionamentos
de forma leve e próxima.
Cada pilar da marca transformou-se em um dos quadrantes do círculo, símbolo universal que representa um infinito de possibilidades e a soma de habilidades. Das peças resultantes dessa divisão criamos as formas geométricas que serviram de base para a construção do logotipo e do principal elemento gráfico da identidade, o Portal. Ele é uma representação visual do jeito Vóka de inovar, abrindo olhares para novos pontos de vista e simbolizando a curiosidade das pessoas.
Como construir uma marca que acredita na pluralidade e diversidade, que deseja ser acessível para todas as pessoas e que traz em sua essência a inclusão como uma bandeira hasteada, defendida e difundida? Este questionamento norteou todo o projeto, desde a criação do Naming até a implementação da Identidade Verbal e Visual, visando transmitir o seu propósito, fortalecendo o seu posicionamento e tangibilizar sua personalidade.
Mãos que abrem portais
Para trazer um lado mais humano à tecnologia, uma série de ilustrações foi desenvolvida. A mão identifica as atitudes que podem ser tomadas hoje e o portal é a representação dos novos olhares para o amanhã. Cada vertical de inovação (as frentes de trabalho da marca) recebeu uma arte proprietária: Inovações em Saúde e Educação; Negócios Verdes; Tecnologias para Reabilitação; Inclusão e Diversidade; Saúde Integral; Produtos Inteligentes com Dados Individualizados.
Partimos do pressuposto que toda ideia nasce de uma provocação e ideias são um chamado para a ação. Portanto, a Voz da marca Vóka é entusiasmada ao se conectar com o outro e acolher suas necessidades. É instigante, provocando curiosidades e questionamentos para o trabalho coletivo de encontrar caminhos. É elucidativa para esclarecer e ressignificar conceitos de forma que todos entendam. Ela ensina e, também, aprende. Atenta ao mundo ao seu redor, é conhecedora de diferentes cenários, se baseando em fatos presentes para orientar transformações no amanhã.
Projeto de Branding: Toyz
Estratégia: Frantiesco Bolson e Jéssica Bagatini
Direção de Criação: Jéssica Bagatini, Fernando Caio, Leandro Caio
Designers: Nicole Ravasio, Richard Maas, Tainá Luisa da Silva
Redação: Gabriela Kopp
Aprovação:
Cássia de Menezes Hoelzel – Head de Inovação
João Carlos Paviani Junior – Articulador de Inovação